top of page

                   Navegando pela história de Saquarema
        Em 1531 o navegador português Martim Afonso de Souza lançou âncoras no costão, em frente ao antigo morro do sambaqui, hoje conhecido como morro do Canto, situado próximo a Barra Nova.

        Nesse local habitavam índios Tamoios, chefiados pelo líder Sapuguaçú, que em troca de bugingangas, abasteceu as naus Martinianas de lenha, água e frutos nativos.

 Os conquistadores supridos em suas necessidades, abandonaram as terras de "Socó-rema", denominação indígena em virtude dos bandos de aves pernautas que habitavam a zona lacustre e que eram conhecidas pelo nome de "Socós".

       Já no período republicano, em 1890, Saquarema atingiu sua completa maturidade ao lhe ser conferida a categoria de cidade.

         Hoje, o município com novas vias de comunicação abertas em seu território, tornou-se ponto turístico, dadas as belezas naturais de suas praias, serras, matas, e lagoas, e em cujas terras cochila inexplorado um potencial sem precedentes, cercado de recursos naturais eternos, se preservados, dentro de um meio ambiente que será tão exuberante se cultivada e próspera for a cultura de seu povo.

Praia da Vila, vista da Igreja de

Nossa Senhora de Nazaré.

Surf em Itaúna, famosa por suas ondas perfeitas.

Praia de Itaúna.

Pôr-do-sol na Praia da Vila.

Itaúna, vista do alto da igreja.

bottom of page